Google demite engenheiro por espionagem
por Mathew J. Schwartz | InformationWeek EUA
16/09/2010
Profissional é acusado de acessar contas do Gmail e GTalk de quatro menores
O Google demitiu na terça-feira (14/09) um engenheiro por ter violado as políticas internas de privacidade da companhia.
Em comunicado, a companhia não contradiz reportagem publicada pelo Gawker de que David Barksdale, um engenheiro de 27 anos e ex-integrante de um grupo técnico de elite do Google, foi demitido por usar sua posição "para acessar contas de usuários, violando a privacidade de ao menos quatro usuários menores de idade durante sua passagem pela companhia."
No texto, Bill Caughran, vice-presidente sênior de engenharia do Google, confirmou o desligamento do profissional "por quebra de políticas de privacidade internas".
O Gawker relatou que Barksdale usou suas credenciais de acesso para espionar a privacidade de pessoas em contas do Gmail e GTalk, assim como a lista de contatos e transcrição das conversas e, entre as vítimas, estariam quatro menores. E, embora não haja indícios de abuso sexual, há ao menos um incidente envolvendo insultos.
Diante do caso de quebra de privacidade, Coughran afirma que a companhia ampliará o monitoramento. "Cuidadosamente controlamos o número de funcionários que tem acesso aos nossos sistemas e, regularmente, atualizamos nossos controles de segurança."
www.alvarosamuel.zip.net
www.bisoga.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário